top of page

Quarta, 12 de Fevereiro de 2025

NUD cresce 112,5% e amplia contribuições em Avaliações de Tecnologia em Saúde para o Ministério da Saúde

Com 16 novos bolsistas contratados ao longo do ano de 2024, o Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde da Unifesp Diadema (NUD) viu sua equipe crescer em 112,5% e ampliar a produção técnico-científica em apoio aos processos da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), do Ministério da Saúde.

Dividida em quatro coordenações-gerais – Políticas Públicas; Evidências Clínicas e Economia da Saúde; Informações em Saúde e Gestão – a equipe trabalhou na elaboração de 18 Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) e 14 relatórios de recomendação para o MS em 2024.

Em relação à formação, um dos focos da atuação do NUD, o balanço também impressiona: foram 10 Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação defendidos com orientação ou co-orientação de pesquisadores do núcleo, nas áreas de ATS, Diretrizes Clínicas, Assistência Farmacêutica e Farmacoepidemiologia. Na pós-graduação, a farmacêutica, professora da Unifesp e diretora do NUD Daniela Melo, orientou três dissertações de mestrado defendidas em Medicina Translacional e Ciências Farmacêuticas, e co-orientou uma em Ciências Farmacêuticas, além de duas teses de doutorado em Saúde Coletiva e Farmacologia. “Ser um NATS ligado à universidade está em nossa essência, a formação é transversal ao nosso trabalho em todas as nossas áreas de atuação”, afirma Daniela.

Entre os trabalhos decorrentes destas orientações ou do desenvolvimento de pesquisas para produtos de ATS do NUD, o núcleo teve 36 resumos aprovados em oito eventos nacionais e internacionais. Dois destes trabalhos foram premiados nos eventos em que foram apresentados: 

  • Dispensação de biotina para o tratamento da deficiência de biotinidase no Sistema Único de Saúde (SUS): um cenário de subutilização preocupante ganhou Menção Honrosa - 2º lugar no SIMFAR 2024 

  • Financiamento federal de serviços farmacêuticos clínicos-assistenciais e técnico-pedagógicos no Sistema Único de Saúde recebeu o prêmio de segundo melhor trabalho na categoria Gestão e Inovação em Saúde do 12º FAFF.

O NUD ainda movimentou dois projetos de extensão com foco em ATS para a sustentabilidade do SUS e teve um projeto de pesquisa contemplado em chamada do CNPQ. A principal fonte de financiamento do trabalho do NUD se dá por meio de recursos oriundos do Ministério da Saúde e todas as seleções de bolsistas são públicas, sempre divulgadas no portal da Fundação de Apoio à Unifesp (FapUnifesp).

Os dados de balanço do núcleo, detalhados por coordenação, viraram conteúdos nas mídias sociais. A área da comunicação passou por mudanças, inclusive, com a implementação de uma equipe própria. Os 80 conteúdos desenvolvidos no ano ajudaram a ampliar a conversação pública do NUD, com aumento de 219% de seguidores no Instagram e 143% no LinkedIn. Os vídeos desenvolvidos, protagonizados especialmente pelos bolsistas, contaram com 36 mil visualizações e 72 horas de reprodução no ano. Outro marco importante foi o lançamento de um site, em agosto de 2024, com informações sobre o trabalho do núcleo, sua equipe, como estabelecer parcerias e que facilita o acesso a todas as nossas publicações técnicas e científicas.

Em 2025, o trabalho do NUD pode ser acompanhado em:

www.nud.unifesp.br   |  @natsunifespd no Instagram 

https://www.linkedin.com/company/nats-unifesp-diadema 

ou assinando o InfoNUD, para receber notícias do núcleo por email, em: https://bit.ly/infoNUD  

bottom of page